sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A origem do mundial de futsal: 1982 ou 1989?

O futebol de salão ou futsal surgiu no Uruguai durante os anos 30 através do professor de educação física Juan Carlos Ceriani e como todos já sabemos é o futebol adaptado para quadras esportivas formado por equipes de 5 jogadores, sendo um no gol e quatro na linha. Variante do futebol que é muito popular no Brasil, mostrou ao mundo lendas como Manoel Tobias (tri-campeão mundial e eleito três vezes o melhor jogador do mundo na categoria) e Falcão, que recentemente recebeu um prêmio de reconhecimento por sua Carreira de mais de duas décadas, na festa dos Melhores do Mundo da Fifa.

Mas a questão da publicação da vez é sobre a Copa do Mundo de futsal. Qual contagem de edições devemos considerar de fato? A partir de 1989, quando foi o primeiro torneio que a Fifa organizou ou as edições anteriores, que eram sancionadas pela Fifusa, atual AMF?


O Brasil sediou o mundial de 1982 e saiu campeão. Foto: Reprodução/Youtube

Vamos entender melhor a situação: em 1982 a antiga Fifusa (Federación Internacional de Fútbol de Salón) então comandada pelo brasileiro Januário D'Aléssio organizou o primeiro campeonato mundial da categoria, com todas as partidas sendo disputadas no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O anfitrião Brasil, junto de Argentina, Colômbia, Costa Rica (que entrou no lugar do desistente México), Itália, Japão, Tchecoslováquia, Holanda, Paraguai e Uruguai foram as equipes participantes e a seleção dona da casa foi a grande campeã ao bater o Paraguai em placar magro, 1x0 gol de Jackson, que era gerente do Banco do Estado de Minas Gerais, o Bemge, que foi adquirido e incorporado ao Itaú, anos depois. A Fifusa organizaria ainda duas edições antes da Fifa organizar o "seu" mundial. Em 1985 na Espanha, deu Brasil novamente ao bater os anfitriões por 3x1 e em 1988 na Austrália, foi a vez do Paraguai alcançar a glória maior, ao bater o Brasil por 2x1.

Em 1989 enfim, a Fifa organiza um campeonato mundial de futsal pela primeira vez. O país-sede foi a Holanda e na competição, jogadores originalmente do campo como Brian Laudrup, Adílio e Tab Ramos (o mesmo que sofreu cotovelada de Leonardo na Copa de 1994) marcaram no presença no torneio no qual o Brasil se saiu campeão mais uma vez (ou pela primeira vez, levando em consideração apenas as edições organizadas pela Fifa) ao bater a Holanda por 2x1.

Em 1989, Brasil e Holanda decidiram a Copa do Mundo de Futsal. Youtube/FIFATV


Com a Fifa começando a organizar a sua Copa do Mundo de Futsal, o torneio da Fifusa consequentemente foi perdendo sua importância, mas alguns jogadores da seleção brasileira dos tempos da Fifusa fazem questão de ratificar os dois primeiros títulos mas acontece que a própria Fifa já alertou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão a tirar duas estrelas de seu símbolo, ficando "apenas" com 5, o que corresponde aos títulos da seleção no torneio da Fifa, ordem não acatada pela CBFS.


Atual escudo da CBFS também contém duas estrelas
equivalentes às conquistas da Fefisa. Foto: Divulgação

Um fator curioso e que talvez ponha em dúvida o Brasil ser hepta ou penta campeão do mundo no Futsal é que apesar de perder força, o torneio da Fifusa não deixou de existir. Até hoje é disputado e a próxima edição está prevista para acontecer em 2019 na Argentina. Logo, o Brasil se julga hepta campeão mundial sendo que disputou dois torneios de instituições diferentes, acontece é que um não é continuidade do outro. A exemplo de comparação, vamos citar a Associação Uruguaia de Futebol que considera sua seleção tetra campeã mundial, com os títulos da Copa do Mundo de 1930 e 1950 e do futebol olímpico de 1924 e 1928. Depois de Brasil e Paraguai serem campeões pela Fifusa (que mudou de nome em 2002 para AMF - Asociación Mundial de Fútbol de Salón) Colômbia (com três titulos), Paraguai (mais duas vezes), Argentina, Portugal e Venezuela (um título cada) foram os países campeões pelo torneio "alternativo" e de todos esses países, apenas Paraguai e Argentina sustentam estrelas de campeão mundial em seus escudos, correspondentes ao torneio da Fifusa (vale lembrar que a Argentina conquistou o mundial da Fifa em 2016). 

Logo, fica a questão: se o Brasil pode se julgar hepta campeão do futsal, porque os outros países campeões também não brigam pelo reconhecimento perante a Fifa? Afinal, diante disso: ou que se reconheça todos os torneios independente de entidade organizadora, manter apenas os títulos da Fifa como a legítima Copa do Mundo de Futsal ou que se separe na camisa da seleção brasileira o que é Copa do Mundo da Fifusa e o que é Copa do Mundo da Fifa, o que na minha opinião é o mais correto a se fazer, afinal, não se trata do mesmo torneio.



E que fique claro: não escrevi esta publicação com intuito de desmerecer, esquecer ou apagar a história do futsal brasileiro, apenas acho importante esclarecer do que se trata cada torneio, especialmente o da Fifusa/AMF que não deixou de existir mesmo após a imposição da Fifa em patentear a Copa do Mundo de Futebol de Salão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário